Espectro Autismo

A APAE de Guaratinguetá garante, aos alunos/clientes com Espectro Autismo um serviço multidisciplinar com necessidades educacionais especiais. No entanto, pessoas com autismo existem na grande maioria das APAES, é comum ainda a falta de atendimentos e esclarecimentos sobre a síndrome, situação que acompanha a história da educação especial no Brasil.

O autismo atinge 3 aspectos básicos: Comunicação, Socialização e Comportamento.

Objetivos

A APAE de Guaratinguetá tem como objetivo desenvolver nos alunos/clientes as áreas afetivas, cognitivas e sociais, estimulando-os através de um trabalho individual e/ou coletivo respeitando suas potencialidades e limitações, e sempre buscando uma melhor qualidade de vida.

Temos 4 salas que oferecem o atendimento aos autistas, sendo três no período da manhã e uma no período da tarde, algumas salas devido ao número de alunos e seu grau de comprometimento dois pedagogos fazem o atendimento, sendo o mesmo no período de aproximadamente 2 horas diárias, 5 dias por semana.

A avaliação é rotineira e contínua, é realizada através de observações, anotações do desenvolvimento e comportamento dos alunos/clientes, tanto em sala de aula quanto extra classe.

Em sala de aula utilizamos alguns métodos para desenvolver nosso trabalho, tais como:

• Comunicação alternativa:
Utilizamos figuras para facilitar a comunicação e compreensão do aluno/cliente através de organização na rotina diária, visando diminuir a ansiedade e comportamentos indesejáveis.

• Método Teacch:
Organizamos o ambiente físico em estações, tais como:
- ESTAÇÃO PEDAGÓGICA: Temos alunos/clientes em fase de alfabetização onde trabalhamos o projeto de leitura que estiver em vigor na escola adaptando-o de acordo com a necessidade de cada um. Também trabalhamos as estimulações tátil, visual, auditiva, psicomotricidade e atividade de vida diária. Aproveitamos para estimular atividades de vida diária, alguns alunos/clientes já apresentam independência outros necessitam de auxílio na alimentação.

- ESTAÇÃO LÚDICA: Reforçador positivo quando os alunos realizam o que foi proposto, algumas vezes a brincadeira é dirigida e outras livres. Neste espaço também é feito alongamento e o relaxamento.

• Abba:
Um sistema de condicionamento com reforçadores para incrementar comportamentos socialmente significativos e reduzir comportamentos indesejáveis.

• Higashi:
É uma técnica que utilizamos de atividade física realizada geralmente no início do atendimento para que o aluno gaste energia, diminua sua ansiedade e venha para a sala mais tranquilo e concentrado nas atividades.

Facebook

Newsletter

Gostaria de receber nosso informativo? Quer ficar mais próximo de nós? Assine nosso boletim e fique por dentro das novidades da APAE Guaratinguetá

Encontre-nos

Rua Fernão Dias, 100
Vila Paraíba - Guaratinguetá – SP

(12) 3123-2000

secretaria.adm@apaeguaratingueta.com.br

APAE Guaratinguetá 2024 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: